ANÁLISE DA COMPREENSÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DE PROFISSIONAIS DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CRICIUMA/SC

Autores

  • Rosiane Ronchi Nascimentol costa Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Jaime Lin UNISUL
  • Cinara Ludvig Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v9i2.6242

Resumo

Introdução: O aumento de novos casos de transtorno do espectro autista (TEA), tem sido observado em vários países, sendo esses diagnósticos possíveis a partir da percepção precoce dos sintomas, e esses podem muitas vezes ser observados antes dos 24 meses de idade. Pelo fato de muitas crianças passarem a maior parte do tempo nas creches é indispensável a capacitação de profissionais da educação a respeito de TEA. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de professores da educação infantil sobre os sinais do TEA. Metodologia: Questionário eletrônico referente a conhecimentos básicos sobre autismo aplicado em escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (CEIM) de Criciúma/SC. Resultados: Esse estudo contou com a participação de 19 professores. Entre eles apenas 5,3% (1) não possui graduação. Identificou-se que 73,7% (14) já participaram de alguma capacitação sobre TEA. Mas quando questionados sobre sentirem que possuem conhecimentos necessários para fornecer um aprendizado adequado para esses alunos com TEA, 89,5% (17) responderam que não. Conclusão: Observou-se que entre os profissionais de educação ainda existem lacunas a respeito do autismo, principalmente nas questões que se referem a educação regular.

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Publicado

2023-10-08

Edição

Seção

Artigos originais